História

Tudo começou em 1975 quando os Drs. Jorge Bedran Filho e Farid Jacob Abi Rached resolveram fundar a Clínica Uni•centrogastro, juntando esforços para aprimorar ainda mais seus trabalhos na área da gastroenterologia e coloproctologia e proporcionar melhores condições para que os pacientes pudessem ser atendidos dentro da mais moderna tecnologia médica.

Tanto que o Dr. Jorge Bedran Filho foi o pioneiro na cidade de Araraquara e região a utilizar a moderna técnica da laparoscopia e a realizar os exames de endoscopia digestiva, eliminando assim, as antigas intervenções cirúrgicas extremamente agressivas para, por exemplo, tratar de uma simples, mas dolorosa úlcera.

Ainda em plena expansão, dois anos depois, em 1977, foi admitido na clínica o Dr. Alder Olivier Bedran e, em 1980, o Dr. Jorge Hage Zbeidi, o qual, ainda quando estudante, em suas férias, estagiava na Uni•centrogastro.

A equipe sempre foi pioneira em procurar se atualizar. Tanto é verdade que, no final dos anos 70 e início dos anos 80, Araraquara ainda não possuía em seus hospitais a UTI e nem mesmo os aparelhos de ultrassonografia e tomografia, mas a equipe, acompanhando o progresso tecnológico, trouxe do Rio de Janeiro uma novidade que foi empregada com sucesso e de grande aplicação nas cirurgias de úlcera: a vagotomia super seletiva.

Com o aumento extraordinário do movimento da clínica, fruto da aceitação popular, já referência na cidade e região, em 1989 foi nela admitido o Dr. Kazuo Makino, especialista em endoscopia. Logo em seguida, em 1990, mais uma vez, acompanhando pari passu o progresso da medicina nesta área, a Uni•centrogastro deu início à implantação da videolaparoscopia para as cirurgias do aparelho digestivo, evitando, dessa forma, as antigas operações agressivas até então existentes.

Como necessitava de um amplo espaço para abrigar todos os especialistas em apenas um local, a Uni•centrogastro se estabeleceu na área central da cidade, em cuja inauguração estiveram prestigiando-a a nata da medicina paulista e brasileira e até da América Latina, dessas especialidades, a Profa. Dra. Angelita Habr Gama, o Prof. Dr. Arthur Belarmino Garrido, o Prof. Dr. Willian Abrãao Saad, e o Prof. Dr. Joaquim Gama.

Apesar de ser referência na cidade e região, a Uni•centrogastro não se acomodou, pois implantou, desde os anos 2000, a novíssima técnica da cirurgia bariátrica, especialmente na de alto risco, no casos de obesidade mórbida, sem descuidar, no entanto, dos casos que requerem a diminuição da obesidade, hoje tão comum em nosso país, devido geralmente aos vícios da má alimentação, com a implantação de balões gástricos, com plena assistência de nutricionistas e psicólogos.

Hoje conta também com os doutores José Jorge Miguel Bedran (Endoscopia Digestiva), Dr José Carlos Bedran (Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia) e o Dr. Jorge Augusto Zbeidi (Angiologia e Cirurgia Vascular).

Balão intragástrico

O balão intra-gástrico é um tratamento endoscópico.

Saiba Mais

Cápsula Endoscópica

Trata-se de um exame não invasivo, ou seja, que não requer sedação nem internação.

Saiba Mais

Cirurgia de obesidade

Existem 03 grupos de cirurgias onde o mecanismo de emagrecimento são diferentes.

Saiba Mais